domingo, 3 de março de 2013

Análise a Sleeping Dogs

Sleeping Dogs já teve outro nome, era então True Crime: Hong Kong, devem reconhecer o nome dos tempos da PS2 e da primeira Xbox, pois este título foi anteriormente cancelado pela Activision, justificando que não confiava nas suas qualidades para competir no género open-world. A Square Enix achou o contrário e comprou o título e deu-lhe outro nome, mas deixemos-nos de pormenores e vamos ao que interessa!


O que gostei mais
- Jogabilidade acessível e divertida

Gostei bastante da jogabilidade do jogo, não é um jogo muito díficil mas isso não é propriamente algo negativo, pensem ser como um bom filme de ação, que faz as cenas de combate e tiroteios algo banal, sem, ao mesmo tempo, parecer absurdo.


- Mais ênfase no combate
Como em Hong Kong as regras de armas são muito restritas, o jogo foca-se bastante no combate e deixa as armas para cenas mais importantes e decisivas de história, dando assim menos espaço a uma violência gratuita, que podia tirar um bocado sentido ao jogo, sendo a personagem principal um polícia infiltrado.

- Bom Ritmo na Estória
Sleeping Dogs tém um protagonista que se vê ao longo da estória, cada vez mais apegado às tríades e mesmo assim mantendo uma linha bem fina com a lei e essa combinação provoca um bom ritmo nas missões principais.

- Variedade

Enquanto acabam a estória e depois de a acabarem, têm bastantes missões e atividades secundárias para vos entreter mais umas belas horas, não faltam as missões secundárias, aqui representadas como favores, corridas (que são bastante divertidas e conseguem ser desafiantes), Rusgas para apreender droga (que são repetitivas), carrinhas blindadas que transportam dinheiro para roubar, mas também um mini-jogo de Karaoke e apostas em lutas de galinhas, fica já a dica, boa maneira de ganhar dinheiro, embora nem se controle a galinha! Não faltam também os collectibles, carradas deles espalhados pela cidade, que serve como oportunidade para explorar a cidade com um olhar mais atento e de turista.


- Pontos de Experiência
Embora não seja algo muito aprofundado, as variadas barras de experiência ajudam a não tornar a jogabilidade monótomo, já que cada vez que desbloqueamos um nível podemos gastar num novo movimento ou melhoria.

O que gostei menos
- Explorar melhor e mais as personagens
Uma melhor exploração a algumas personagens do jogo podiam aumentar a duração do jogo sem "encher", existem no jogo personagens bem interessantes e muitas vezes só temos um pequeno gosto de cada uma.

O que podia estar melhor
- Ritmo de algumas missões
Ao jogar algumas missões, parecia que era um ator dum filme com tudo estrategicamente preparado, carros , rotas de fuga, posicionamento dos inimigos, às vezes contribui para uma ação não tão fluída como podia ser.

- Câmara de marcha-atrás
Parece uma tolice, mas a câmara de marcha-atrás provoca um pouco disorientação, quando queremos ir para a frente e querer controlá-la, não é algo que faça muito diferença mas é um pormenor que podia ter sido revisto.

Vale a pena comprar, alugar ou nem lhe tocar ?
Se estão interessados num novo jogo open-world divertido e acessível de qualidade com bastante por fazer, eu diria que valia a pena comprar, além disso se gostaram do que referi nos pontos positivos, recomendo sem dúvida experimentarem.


Se ainda estão indecisos, talvez uns trailers ajudem:

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