domingo, 20 de fevereiro de 2011

Análise a Gran Turismo 5



Foram quase 6 anos de espera da sequela de uma das séries mais adoradas da Playstation e finalmente Gran Turismo 5 está nas lojas. Numa primeira impressão, vejo GT5 com uma condução mais fácil e mais realista que GT5: Prologue e GT4, a física dos carros está diferente, ao ponto que os carros já podem capotar e não estão "presos" à estrada.

O tipo de carros, as modificações, as suspensões, os pneus,etc... fazem a diferença sendo este jogo uma boa aposta para aqueles que gostam de afinações até ao mais pequenos pormenor, estas que garantem uma condução variada de carro para carro, a lista de carros completa é de 1031 carros embora alguns se repitam em certos modelos, a selecção é gigantesca, cerca de 200 são premium (vista interior, mais detalhados e possibilidade para mudar o exterior) enquanto o resto é standart, menos detalhados e sem vista interior, no entanto para dizer a verdade quando se está no jogo isso não é grande problema já que todos os carros a meu ver são diferentes em termos de condução e quanto conduzem não dão por isso.
Na parte gráfica GT5 faz maravilhas, os carros premium são espantosamente detalhados tanto no exterior como no interior e as paisagens espectaculares mas também tem falhas, as árvores por exemplo parecem folhas de papel  parecidas ou iguais ás de GT4. No que toca ao som, melhorou bastante comparado com os anteriores e cada carro parece ter o seu som, é pena que a soundtrack seja um pouco fraca comparada a GT4 mas de qualquer maneira podem por as vossas músicas no jogo.
Outra coisa que gostei neste jogo é a sensação de velocidade, melhorou muito desde GT5 Prologue e proporciona uma experiência ainda melhor na condução. O jogo tem as habituais provas e eventos de condução especiais com temas interessantes (Nascar, WRC,etc...), mas a Polyphony Digital não quer deixar o jogo cair na escuridão e oferece na maioria das vezes eventos de semana a semana online na forma de eventos sazonais e recentemente fizeram um update, espera-se que venham mais.

Para além de conduzirem também podem ser directores de corrida para isso existe o modo B-Spec que ao inicio poderá ser um pouco frustrante e sem recompensas que valham o esforço mas á medida que se avança é uma boa maneira de obter carros potentes e dificeis de conseguir. Outra funcionalidade que volta é o modo fotografia fácil de utilizar mas com resultados satisfatórios, todas estas fotos (tirando o logo) desta análise foram tiradas por mim.
Gran Turismo 5 é um excelente jogo para fãs de simuladores e também para quem gosta de coleccionar carros, enfim é excelente para quem gosta de automobilismo, não muito aconselhado para aqueles que gostam de jogos arcade (Para isso Need for Speed: Hot Pursuit é uma excelente escolha) mas no geral embora tenha algumas falhas e ter demorado meia década para ser lançado pode-se dizer que a espera valeu a pena. 
Nota Final - 9/10

Antevisão Dead Island

É o nome deste FPS com elementos RPG num mundo aberto que embora tenha sido originalmente anunciado em 2007 fez faísca esta semana com um trailer que não deve deixar ninguêm indiferente mas já vamos ao trailer e passemos à introdução.

O cenário é uma ilha paradísiaca chamada Banoi (fictícia) em Papua-Nova Guiné no Royal Palms Resort, lá acontece uma misteriosa infecção que causa quase todos os humanos lá a ficarem zombies, o nosso papel é basicamente sobreviver e descobrir o porquê desta infecção, no jogo escolheremos entre uma série de personagens e enquanto vamos progredindo no jogo podemos evolui-a para melhorar as habilidades, o jogo também terá possibilidade de fazer co-op até 4 jogadores ao estilo de Left 4 Dead embora seja um jogo com a história em primeiro.

A produtora Deep Silver não quer os jogadores pegar em armas e quase infinitas munições para matar zombies, aposta antes em combate corpo-a-corpo com machados, facas, tacos de basebol, basicamente tudo o que possa fazer dano e os jogadores terão que improvisar e estar atentos ao estado da sua arma. Armas de fogo em si estão lá são escassas tal como as munições, afinal uma ilha exótica não é nenhuma base militar. Outra coisa que se destaca deste jogo também é a constítuição de corpos que promete ser realista, neste jogo "existe" músculos e ossos prontos a partir, rasgar, mutilar, vai ser sem dúvida um festival de sangue e gore e também será variado já que írá haver várias formas de zombies cada um com as suas qualidades.

O trailer que foi apresentado á uns días atrás é sem dúvida de captar a atenção, sem mais demoras.



Pessoalmente gosto da mistura Left 4 Dead + Dead Rising + Mundo aberto, o jogo parece querer sair um pouco do padrão dos FPS e fazer do combate corpo-a-corpo principal e por as armas de fogo como secundárias, este trailer deixou-me bastante interessado em saber mais por este projecto que espero que concretize bem as excelentes ideias que têm por trás.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Análise a beta multiplayer de Killzone 3

Killzone 3 aproxima-se e a Guerrilla Studios deu  o privilégio de nos oferecer uma beta multiplayer para todos, apenas tem que se ligar na PSN e fazer o download. A beta tem 1 mapa chamado Barreira Gelada (sim, a beta tem a lingua portuguesa), os modos Guerrilha, Zona de Guerra e Objectivos e até tem o modo com bots no caso de quisermos treinar antes de ir para o online ou se não conseguirem entrar numa sala.

A minha primeira impressão foi a nível visual, o jogo consegue mesmo superar a grande qualidade do seu antessesor, o som continua brilhante e faz lembrar o nome do jogo, Killzone, faz-nos parecer que estamos numa guerra a combinar com o tamanho enorme quando jogamos com objectivos, Killzone 2 já o fazia e este só vem a melhorar a experiência.

Foi preciso pouco mais do que 1 jogo ou 2 para me habituar ao estilo do jogo, consegue ser acessível sem ser muito fácil nem muito dificil e é justo para todos, estão disponíveis várias classes para a s preferências do jogador, podem por exemplo ser médicos e reviverem camaradas que tenham caído quase á beira da morte ou serem engenheiros e montarem Turret Guns para defender um objectivo ou reparar caixas de munições, a beta também deixa ganhar pontos que servem para gastar em por exemplo armas diferentes ou aptidões (uma espécia de power-ups).

No geral, gostei bastante, não encontrei nenhum ponto negativo grave e é uma experiência divertida e apelatvia aos fãs do género. Veremos como a versão final se sairá.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lançamentos Fevereiro 2011

Bionic Commando Rearmed 2 - PS3,Xbox 360 - 2 Fevereiro
Test Drive Unlimited 2 - PS3,Xbox 360,PC - 11 Fevereiro
Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds - PS3,Xbox 360 - 18 Fevereiro
Bulletstorm - PS3,Xbox 360,PC - 22 Fevereiro
Killzone 3 - PS3 - 23 Fevereiro
de Blob 2 - PS3,Xbox 360,Wii,DS - 25 Fevereiro
Kirby's Epic Yarn - Wii - 25 Fevereiro

Este mês traz-nos grandes lançamentos, Killzone recebe mais um título, dos criadores de Gears of War chega-nos Bulletstorm do conhecido Cliff Bleszinski, nota também para o regresso da série Test Drive Unlimited e o novo exclusivo da Wii Kirby's Epic Yarn.