domingo, 20 de fevereiro de 2011

Análise a Gran Turismo 5



Foram quase 6 anos de espera da sequela de uma das séries mais adoradas da Playstation e finalmente Gran Turismo 5 está nas lojas. Numa primeira impressão, vejo GT5 com uma condução mais fácil e mais realista que GT5: Prologue e GT4, a física dos carros está diferente, ao ponto que os carros já podem capotar e não estão "presos" à estrada.

O tipo de carros, as modificações, as suspensões, os pneus,etc... fazem a diferença sendo este jogo uma boa aposta para aqueles que gostam de afinações até ao mais pequenos pormenor, estas que garantem uma condução variada de carro para carro, a lista de carros completa é de 1031 carros embora alguns se repitam em certos modelos, a selecção é gigantesca, cerca de 200 são premium (vista interior, mais detalhados e possibilidade para mudar o exterior) enquanto o resto é standart, menos detalhados e sem vista interior, no entanto para dizer a verdade quando se está no jogo isso não é grande problema já que todos os carros a meu ver são diferentes em termos de condução e quanto conduzem não dão por isso.
Na parte gráfica GT5 faz maravilhas, os carros premium são espantosamente detalhados tanto no exterior como no interior e as paisagens espectaculares mas também tem falhas, as árvores por exemplo parecem folhas de papel  parecidas ou iguais ás de GT4. No que toca ao som, melhorou bastante comparado com os anteriores e cada carro parece ter o seu som, é pena que a soundtrack seja um pouco fraca comparada a GT4 mas de qualquer maneira podem por as vossas músicas no jogo.
Outra coisa que gostei neste jogo é a sensação de velocidade, melhorou muito desde GT5 Prologue e proporciona uma experiência ainda melhor na condução. O jogo tem as habituais provas e eventos de condução especiais com temas interessantes (Nascar, WRC,etc...), mas a Polyphony Digital não quer deixar o jogo cair na escuridão e oferece na maioria das vezes eventos de semana a semana online na forma de eventos sazonais e recentemente fizeram um update, espera-se que venham mais.

Para além de conduzirem também podem ser directores de corrida para isso existe o modo B-Spec que ao inicio poderá ser um pouco frustrante e sem recompensas que valham o esforço mas á medida que se avança é uma boa maneira de obter carros potentes e dificeis de conseguir. Outra funcionalidade que volta é o modo fotografia fácil de utilizar mas com resultados satisfatórios, todas estas fotos (tirando o logo) desta análise foram tiradas por mim.
Gran Turismo 5 é um excelente jogo para fãs de simuladores e também para quem gosta de coleccionar carros, enfim é excelente para quem gosta de automobilismo, não muito aconselhado para aqueles que gostam de jogos arcade (Para isso Need for Speed: Hot Pursuit é uma excelente escolha) mas no geral embora tenha algumas falhas e ter demorado meia década para ser lançado pode-se dizer que a espera valeu a pena. 
Nota Final - 9/10

0 comentários:

Enviar um comentário