quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Análise a inFamous

Como alguns de vós devem saber os super heróis mais conhecidos já passam a marca dos 50 anos, a Sucker Punch, produtora talentosa famosa por fazer os jogos da série Sly Cooper, surgiu em 2009 com um conceito, como seria a história das origens num novo herói (ou vilão) dos tempos modernos.

O jogo começa com uma explosão gigantesca na cidade fictícia de Empire City, no epicentro dessa explosão encontra-se Cole Magrath, um entregador de encomendas que surpreendentemente sai com pequenos ferimentos, a encomenda que Cole trazia de fonte anónima revela-se a responsável por a explosão. O protagonista cedo se apercebe que ganhou poderes eléctricos, daqui para a frente Cole irá descobrir o porquê dos seus poderes, a explosão, a encomenda, etc… a acompanhá-lo o seu amigo de longa data Zeke, a personagém cómica do jogo, como consequência dessa enorme explosão o governo cria uma quarentena à volta da cidade, pensando estar a tratar de um ataque terrorista.

inFamous é um sand-box (estilo GTA, Just Cause,etc…), não esperem no entanto andar em carros já que Cole devido aos seus poderes eléctricos assim que se senta num carro, este rebenta, no entanto Cole antes de ter os poderes era um explorador urbano e sabia bem como se movimentar bem na cidade e agora com os seus poderes as suas habilidade tornaram-no ainda mais ágil, apenas ir premindo o botão X, Cole sobe prédios, mas não é só Cole pode andar em cima de cabos eléctricos e mais tarde no jogo poderá até utilizar os seus poderes eléctricos planar e andar à velocidade de comboios pelos carris e cabos eléctricos, esperem uma jogabilidade de plataforma e subir e descer prédios como se fosse um passeio num parque, felizmente esta jogabilidade é divertida e correr e planar pelos telhados de Empire City dá um enorme sentido de liberdade de movimentos.

Empire City é o recreio, está dividida entre 3 ilhas, as duas últimas irão ser desbloqueadas ao longo do progresso do jogo, funciona como um típico sand-box, temos as missões principais e as missões secundárias, estas que ao contrário de muitos jogos do género são bastante variadas e estão bem relacionadas coma história principal e com ambiente de caos que a cidade “transpira”, devido à quarentena, os grupos de crime começam a chegar e a polícia nada pode fazer a não ser tentar sobreviver.

Um dos maiores destaques do jogo é o sistema de moral, no lado superior esquerdo do ecrã existe um medidor de Karma que muda de acordo com as vossas acções, se ajudarem os polícias e curarem cidadãos o medidor sobe para herói, enquanto se matarem cidadãos que vos apareçam à frente e destruem tudo o que aparece à frente sem pensar em consequências o medidor começa a mudar para infame, mas não fica por aqui, este karma também influência a vossa jogabilidade, em herói, o jogador tem acesso a poderes mais comprimidos mas mais eficientes num alvo enquanto os poderes vá-se dizer “maléficos”, menos eficientes num alvo, mas explosivos e capazes de criar um autêntico caos para quem se encontra à frente, isto promove também o valor de repetição, já que a história desenrola-se de acordo com as acções do jogador.

Os poderes de Cole fazem lembrar um shooter, existe granadas eléctricas, foguetes eléctricos, ondas de choque,etc… o “arsenal” de Cole é variado e quanto mais evoluídos estiverem , maior ele se torna e como disse anteriormente o karma influencia os vossos poder.

No entanto inFamous não é um mar de rosas, Empire City é um bocado demasiado acinzentada e os gráficos mereciam muito mais polimento, as personagens carecem de animações decentes, talvez uma das razões por o jogo não ter cutscenes que usem os modelos de personagem, isto tudo consegue ser esquecido pelas excelentes cutscenes em banda desenhada que invocam o lado BD do jogo. Por vezes o número de inimigos que Cole enfrenta pode parecer exagerado, não que tenha a ver com dificuldade mas ás vezes o número de inimigos no ecrã é ridiculo e interrogei-me que menos inimigos mas mais potentes poderia talvez servir melhor, também contém alguns bugs ocasionais.

Apesar das pequenas coisas más técnicamente consegue ser um título de alta qualidade, uma boa história com um final supreendente, jogabilidade divertida, recompensadora e inovadora, inFamous é dos melhores jogos de acção/aventura.

Nota Final: 8 / 10

Fiquem com alguns vídeos e não percam também a análise a inFamous 2 brevemente.
inFamous Gameplay | inFamous Trailer

domingo, 21 de agosto de 2011

Gamescom 2011

A Gamescom 2011 é das maiores feiras mundiais e a maior na Europa de videojogos, localizada na Colónia, Alemanha. Tal como a E3 2011, as produtoras de grande nome fizeram as malas para apresentar os mais novos títulos e novidades.

Para quem não possui uma Playstation 3 o começo da Gamescom 2011 não podia ser melhor, a Sony anunciou na sua conferência que a sua consola vai descer de preço para os 250 Euros, provavelmente a versão de 160 Gb, no entanto as notícias sobre consolas não ficaram por aí, uma nova versão da PSP foi anunciada por 100 Euros, não irá ter wi-fi e os mesmos luxos da 3000 mas é sem dúvida, uma maneira mais acessível de obter a consola, com esse lançamento foi também anunciado mais jogos para a gama PSP Essentials, este conta com Jak & Daxter, LittleBigPlanet e MotorStorm: Arctic Edge.
Também de consolas mas desta vez, da Nintendo, esta anunciou uma nova Wii, com um design renovado e que passará a ser o modelo base, a única diferença em relação à consola actual é que vai-lhe ser retirada a retrocompatibilidade com os jogos e acessórios da Gamecube, espera-se assim uma descida de preço.

Para acabar com as consolas, a PS Vita esteve em força na Gamescom e foi uma boa oportunidade para os que lá estavam para experimentar a nova portátil da Sony, deixo-vos a seguir alguns vídeos gameplay por intermédio da IGN.
Uncharted: Golden Abyss | Wipeout 2048 | Hustle Kings | Virtua Tennis 4 | Little Big Planet
ModNation Racers | Super Stardust Delta | Gravity Vita | Hot Shots Golf Next | Street Fighter x Tekken | Little Deviants
Estes são alguns dos exemplos do potencial da nova consola portátil da Sony.

Entretanto nessa conferência foi anunciado Resistance: Burning Skies para a PS Vita, o protagonista será um bombeiro e o jogo irá passar-se em New York, vejam aqui gameplay.

Um dos jogos em destaque na feira foi Battlefield 3, foi anunciado um modo co-op, vejam a demo aqui, o novo modo não terá split-screen, será apenas online,além disso um surpreendente novo trailer do seu multiplayer, vejam aqui o Caspian Border Multiplayer Trailer..

inFamous 2 também esteve em destaque, desta vez um DLC com o nome de Festival of Blood, ao bom estilo dos vampiros, nesta nova história paralela ( a fazer lembrar Undead Nightmare de Red Dead Redemption), vampiros chegaram à cidade e Cole foi mordido por um deles, entretanto saiu um trailer que promete novos poderes, em destaque a tradicional mordidela dos vampiros e sim Cole faz isso no trailer, vejam aqui o trailer.

Uncharted 3 também marcou presença no evento mostrando uma nova e impressionante demo, desta vez num aeroporto,vejam aqui a demo.

Dota 2, o RTS de Acção da Valve foi adiado para 2012 mas podem contar com uma beta fechada brevemente que depois mais tarde passará a ser pública, vejam aqui o trailer Dota 2.

Pela primeira vez o mundo viu gameplay do novo Devil May Cry, o jogo identifica-se bem, as críticas passam ainda pelo visual de Dante, vejam aqui o trailer gameplay de DmC.
Dark Souls também brilhou com um novo trailer, e com a novidade agradável que o jogo irá ter um mundo aberto 3 ou 4 vezes maior que o original, alem disso os conteúdos também eles serão mais.

Deixo-vos com alguns dos trailers gamescom.
Asuras Wrath | Soul Calibur V | PES 2012 | FIFA 12 | Resistance 3 | Ratchet & Clank: All 4 One | Need For Speed: The Run (Demo) | Prototype 2 | Kingdoms of Amalur: Reckoning | Street Fighter X Tekken | Dead Rising 2: Off The Record

Espero que tenham gostado do resumo, se tiverem alguma dúvida ou pergunta sobre o evento (se x jogo esteve presente ou se faltar algum trailer) façam questão de colocar na secção dos comentários embaixo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lançamentos Agosto 2011

Limbo - PC - 2 Agosto
Dragon Quest Monsters: Joker 2 - DS - 7 Agosto
From Dust - Xbox 360 - 17 Agosto
Toy Soldiers: Cold War - Xbox 360 - 17 Agosto
Xenoblade Chronicles - Wii - 19 Agosto
Deus Ex: Human Revolution - PS3, Xbox 360, PC - 26 Agosto
Pac-Man & Galaga Dimensions - 3DS - 26 Agosto
Rugby World Cup 2011 - PS3, Xbox 360 - 26 Agosto

O mês é quente, os lançamentos nem por isso mas é impossível deixar escapar o destaque do reboot á série Deus Ex, que promete impressionar e competir com os grandes do género.