Este é um daqueles jogos (neste caso, coleção remasterizada)
que sabia que iria adquiri-la, antes de ser anunciado, embora fosse previsível. A trilogia deste duo, pertencentes ao grupo de mascotes da Sony, fizeram parte
da minha infância como jogador, por isso esta análise será também, ao mesmo
tempo um artigo da rubrica “Retrotime”. Comecemos pelo primeiro!
Ratchet & Clank iniciam a sua primeira aventura e ao
longo desta, vão passando por variadíssimos planetas de atmosfera diferentes,
com uma banda sonora original e cativante que assenta na perfeição. A jogabilidade é simples, fluída, viciante e divertida, isto juntando com
uma dificuldade bem equilibrada ao longo da aventura, proporciona uma experiência
agradável ao jogador. As armas e engenhocas de Ratchet (e também de Clank) são
muito variadas, algumas até engraçadas e sempre com efeitos e funcionalidades
diferentes.
O segundo jogo, continua a mesma fórmula divertida e
viciante mas com uma grande quantidade de novidades: agora as armas podiam evoluir
para uma versão melhorada, baseado numa barra de experiência. Também isto se
aplicou as várias armaduras de Ratchet e a sua saúde também aumentava, mais uma vez em
forma de experiência, foram adicionados eventos de arenas (pensem,
Gladiadores), corridas de Hoverbikes, armas novas e novas engenhocas, no fundo
uma excelente sequela mais completa que a original, principalmente com a
inclusão de elementos RPG bem implementados. A minha única crítica menos boa,
para mim, seria o facto de que embora presente, a essência do primeiro, em
termos de progresso na aventura e personagens, esmoreceu um pouco e também, os
planetas perderam um pouco a sua variedade do original, na minha opinião.
R&C 2 têm também uma dificuldade acrescida, mas nada de impossível! Certo é
que não deixou de ser uma excelente sequela .
Finalmente, Ratchet & Clank 3, vem concretizar a trilogia,
refletindo sobre a essência e personalidade do original e juntando os elementos
RPG e adições do segundo jogo e melhorou-os, essa foi a fórmula certa para o terceiro capítulo.
As armas podiam agora evoluir ainda mais (através de níveis), foi adicionado
também um modo multiplayer na altura, que nesta remasterização adaptaram para a
PSN - bom para jogar com amigos mas improvável de encontrar muitos jogadores
infelizmente. Acho que seria justo dizer que foi desta jogo que saíram as
personagens mais marcantes e presentes da série R&C.
Além destas três aventuras, cada jogo têm um modo desafio –
um incentivo a jogar a campanha outra vez com inimigos mais difíceis e a
continuação para evoluir armas e saúde (R&C 2 e 3), pontos de habilidade e
parafusos de ouro e titânio, em área escondidas dos planetas. Obviamente, isto
proporciona grande conteúdo para meses.
Em termos técnicos, nesta remasterização feita pela Idol
Minds, (que não é a responsável por a produção destas jogos, feitos sim pela
Insomniac Games) devo dizer que não está perfeitamente bem executada, os slowdowns que acontecem
sempre que explosões, muitos inimigos e muita ação ocorre em todo o ecrã são
constantes, para além disso, existem alguns bugs visuais nos planetas e nas
cutscenes, no entanto, isto não irá prejudicar a experiência do jogo, salvo
seja, os ocasionais slowdowns (que podem fazer de conta que é um movimento
slow-motion!), estes pequenos problemas poderão ter sido por causa do apresamento em acabar a trilogia. No entanto os gráficos em HD remasterizados
são bonitos e cheios de cor, e que dá um aspeto de jogo que podia muito bem
sair na PS3.
Concluindo, Ratchet & Clank Trilogy HD é uma coleção
excelente para quem gosta de plataformas e não teve a oportunidade de jogar na
PS2, excelente também para quem quer recordar, agora com cada jogo com uma
série de troféus como pequenos incentivo.
Nota Final
A Trilogia: 9.5
Remasterização: 7.5
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