domingo, 15 de julho de 2012

GTA V: 2 imagens e uma mini-antevisão

A Rockstar Games como podem ou não saber, está a ocupada a trabalhar em Grand Theft Auto V, desde o trailer que anunciou, vejam aqui , nada mais disponibilizou ao público mais informações ou média. Há poucos dias mostraram duas imagens para justificar a sua ausência nos últimos meses.


 A primeira imagem mostra um helicóptero a sobrevoar a "nova" cidade de San Andreas, baseada em Los Angeles, o que me deixa mais interessado nesta foto é o horizonte, a Rockstar deixou claro que vai criar um mapa maior do que GTA IV, que relembro vai ser a única cidade no jogo. O que gostava de ver além de uma cidade grande, era uma cidade "ativa", GTA IV e muitos outros sandbox, tem cidades espetaculares mas há um certo vazio, principalmente porque apenas podemos entrar em alguns edificios e outros só estão lá para fachada. Venha essas lojas, bares,etc... para entrarmos com o nosso protagonista, acho que tornaria o jogo mais recheado e realista.

 A segunda imagem é a que mais olhares merece, é uma clara evolução de GTA IV, um visual muito mais limpo, realista e menos amarelo-alaranjado que o anterior, estes gráficos que penso que mostram melhor a essência de Los Angeles e uma grande sequela da San Andreas da PS2.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

As Nuvens que se Aproximam

 Nuvens ? Não. SloanGames não virou site de meteorologia, vou-vos falar acerca do "Cloud Gaming" e o meu ponto de vista sobre o assunto.

 Para quem não têm estado com muita atenção ao que tem acontecido ultimamente na indústria, a Sony Computer Entertainment comprou o serviço Gaikai, por uns gordinhos 300 Milhões de Dólares, este que basicamente é um serviço de Cloud Gaming, para aqueles que não sabem, é jogar e comprar jogos apenas com a ligação à internet sem a necessidade de formato físico. A Sony como todos sabem não é só Playstation, tem uma variedade imensa de produtos eletrónicos, mas o facto de que a SCE ter comprado o serviço deixa claro, que a Sony quer aumentar o mercado Cloud Gaming nos seus produtos, nomeadamente a Playstation e quem sabe numa futura consola, o serviço ser muito mais abrangente.  Desde este anúncio já a Electronic Arts veio a público dizer que se vão tornar 100% digitais, a Microsoft - que apostam bastante no mercado digital, prova de que o anúncio "mexeu" com a indústria.

  No meu ponto de vista há aqui mais desvantagens do que propriamente vantagens, pelo menos no lado do consumidor. Não sei como vocês são, mas eu gosto de ter os jogos em formato físico, capa na mão, disco na consola, gosto de ter posse das coisas que compro. Com um serviço digital, posso comprar, é meu, mas se formos a ver é como se fosse uma ilusão, sim jogamos o jogo completo mas falta aquela essência de ter o jogo na prateleira. Além disso, para um serviço deste género, é necessário uma boa ligação à internet, por isso quem não tiver tal serviço ou quem tem, estar com falhas, escusado será dizer que pode pensar em fazer outra coisa que não jogar. Entrando aqui na parte das conspirações, até que ponto, o serviço terá controlo sobre as nossas posses ?

 Conspirações à parte, uma generalização deste tipo de serviço, teria um efeito negativo sobre as lojas especializadas de videojogos, haveria mais desempregados e com poucos ou nenhuns jogos em formato físico, a falência era inevitável, no entanto para este problema existe um fator que equilibra a balança ... O hardware precisa de ser vendido, precisa de haver lojas a vender PS's e Xbox'es e senão houver jogos em formato físico, não haveria lucro para essas lojas e a coisa não funcionava.

  Para as empresas, existe mais vantagens, o dinheiro gasto na produção das caixas e cópias de CD's desaparecia, era menos uma preocupação fiscal, outra das grandes vantagens é o controlo sobre o mercado "quase negro" dos jogos usados que as editoras, produtoras e companhias tanto desgostam por não receberem lucro. No entanto, no tribunal europeu, já foi institucionalizada uma lei que permite a venda dos jogos digitais em 2ª mão, por isso, esse mercado ainda vai existir.

  Da maneira que vejo, os dois mercado coexistirão juntos por muito tempo, mas prevejo sem dúvida um grande crescimento do mercado digital. Até não tenho problemas com esse tipo de serviço desde que não substitua o meu adorado formato físico.

Qual é o vosso ponto de vista acerca do assunto ?