quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Anunciada sucessora da PSP

A Sony anunciou na passada noite no Playstation Meeting, a nova sucessora com o nome código NGP que significa Next Generation Portable, vamos ao que interessa as suas especificações e novidades.

Esta nova portátil terá ecrã táctil á frente e um painel traseiro também táctil, duas câmaras (uma na frente e outra atrás, terá ligação wi-fi, 3G, um ecrã OLED de 5 polegadas com resolução de 960x544 (utilizado por exemplo semelhante a Call of Duty: Black Ops na versão PS3), vem também com o six-axis (o sensor de movimentos) e vai ter funcionalidade com o Playstation Suite que permite jogos a correr nos sistemas operativos Android. A portátil terá cartões de memória Flash para os jogos e prometeu haver vários tamanhos, a NGP terá também os pedidos 2 analógicos.

Pelo que vi, esta nova consola promete, na apresentação foi visto demos de Uncharted e Metal Gear Solid a correr na NGP, pode não ser em HD mas um resolução de 960 por 544 pixels num ecrã de 5 polegadas dá a sensação de estar em alta definição. A Sony também pretende atrair mais público com esta consola .Deixo aqui alguns videos para ter uma ideia do potencial da nova portátil da Sony, a NGP.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Análise a Mafia II


Mafia foi originalmente lançado em 2002 para PC, 8 anos depois chega-nos a aguardada sequela dos mafiosos. A cidade é outra, as personagens são outras, o conceito esse mantém-se igual, os anos são os 40 e os 50.

A História fala-nos de Vito Scaletta, uma italo-americano que vêm da 2º guerra mundial e que acaba por não ir mais devido aos negócios de Joe o seu melhor amigo, que lhe arranja maneira de não voltar ,juntos irão então evoluindo cada vez mais na Mafia e por ai adiante,a história atravessa duas décadas e o mundo de jogo muda consoante a época, um bom pormenor mas que não vale muito num jogo linear,é uma história razoável que faz impressionar no final.
A nível técnico, nos gráficos Mafia não impressiona mas não falha, as personagens estão bem feitas a nível facil o que permite boas cutscenes, no som não falta a banda sonora da altura que até vai evoluindo com as modas ao longo do tempo, mas a rádio por vezes torna-se repetitiva e  não é tão variada como o rádio do jogo rival GTA IV por exemplo.

A jogabilidade é boa embora um pouco repetitiva e com algumas falhas na câmara, as missões até nem são todas "ir ao sítio,tiroteio, acabou a missão", até pelo contrário chegam a ser variadas com vários motivos por detrás embora acabe várias vezes num tiroteio e muita, muita condução que ás vezes parece desnecessária.
Um dos pontos mais fracos de Mafia II é o próprio género, o sandbox (tornado famoso pela série GTA), Mafia tem uma cidade cheia de pormenores e com espaço para umas missões secundárias que infelizmente não tem e ás vezes parece que a cidade só está ali para enfeitar e pessoalmente acho que o jogo sairia melhor como um jogo de acção não mundo aberto.

Mafia II é um bom jogo de acção e para fãs de mafiosos,mas podia ter ido um pouco mais longe.

Nota Final: 8.5 / 10

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Precisarão os jogos bons de sequelas ?

É um tema discutido não só nos videojogos, mas também em filmes, livros, música, basicamente em quase todas as formas de entretenimento, no ponto de vista do consumidor que todos nós somos, se algo foi bom queremos mais, certo? Bem a resposta depende de cada um mas a maioria irão responder "venha ele, MAS só se tiver a qualidade do anterior ou mais", passemos aos exemplos.

Vou começar por a série Bioshock, o primeiro foi uma obra prima no que toca a originalidade, enredo, som, personagem,etc... (podem até encontrar a análise no blog), venceu muitos prémios , incluindo de jogo do ano, a sequela que teve o seu lançamento em 2010, não desiludiu, uma história diferente, personagens diferentes, mecânicas parecidas, um um novo modo multiplayer e mesmo cenário (Rapture, a cidade debaixo de água) e foi este que o não deixou ir mais longe, porquê, porque não teve aquele efeito surpresa do primeiro, o jogo foi um sucesso, Ken Levine (criador da série) percebeu que Rapture já tinha contado tudo e agora o suposto Bioshock 3 (Bioshock: Infine) onde desta vez o cenário é uma cidade no céu em plenos anos 20, terá o mesmo efeito do original, muito provavelmente mas só o tempo dirá.

Vamos à Activison, editora que recentemente não tem tido a melhor fama, houve problemas com os criadores da série Call of Duty, como consequência foram-se embora e estão actualmente a formar um novo estúdio chamado Respawn, e já que se fala neste assunto falemos sobre Call of Duty, umas das séries mais bem sucedidas de sempre,sai um todos os anos e todos os anos vende, mas será que a árvore vai continuar a dar frutos, mais uma vez só o tempo dirá e embora os últimos CoD tenham tido qualidade, o futuro é incerto. Não seria a primeira vez, veremos o caso da série Tony Hawk, vencedora e famosa na PS2, mas quando não havia mais por fazer e apareceu Skate da EA, a série desmoronou à situação que se encontra, Guitar Hero não está tão má como Tony Hawk mas já mostra há muito sinais de desfalecer, a série com o ultimo titulo (Guitar Hero: Warriors of Rock) inovou um pouco mas talvez não seja o suficiente. No entanto a Activision continua a lucrar com as vendas e até contratou o estúdio por detrás de Halo, a Bungie.

Um dos exemplos de sequelas bem feitas foi a evolução de Uncharted 1 para o 2, o primeiro em 2007 foi um excelente jogo e o segundo em 2009 subiu muito mais a fasquia sendo considerado um dos melhores não só do ano mas também da década, o recente anunciado Uncharted 3 tem agora uma enorme pressão, conseguirá fazer o mesmo salto tecnológico que o 2 fez do 1 ou não. É difícil mas acredito que a Naughty Dog consiga manter a qualidade da série. E se virmos com atenção jogos com mais tempo de produção (na maioria das vezes) sai um produto com mais qualidade e mais inovações que os antecessores do que outros que sairão de ano a ano , é quase óbvio.

Há muitos exemplos que podia falar mas o texto já vai grande e a ideia ficou e os exemplos.
No meu ponto de vista uma boa sequela é aquela que consegue renovar o conceito do original e oferecer o mesmo ou mais nível de entretenimento, normalmente isto consegue-se com esforço por parte duma equipa de produção e claro o tempo de desenvolvimento, se não tiver essa qualidade, qual será a graça. Por isso precisarão os bons jogos de sequelas ? Voltaremos ao inicio "venha ele, MAS só se tiver a qualidade do anterior ou mais".

Artigo de Opinião.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lançamentos Janeiro 2011

Mais um ano, mais um mês, mais uns lançamentos novos! Espero que tenham tido um bom natal e uma boa passagem de ano.

DC Universe Online - PS3, PC - 14 Janeiro
Little Big Planet 2 - PS3 - 19 Janeiro
Mass Effect 2 Versão PS3 - 21 Janeiro
Two Worlds II - PS3, Xbox 360 e PC - 25 Janeiro
Valkyria Chronicles 3 - PSP - 27 Janeiro
Dead Space 2 - PS3,Xbox 360 e PC

Dá para perceber que o ano começa um pouco fraquito em número mas não esqueçamos Little Big Planet 2, a promissora sequela do criativo jogo em 2008, destaque também para a sequela do terror de Dead Space e a versão PS3 do aclamado jogo outrora exclusivo na Xbox 360.